Ficha de artigo : 439682
🥇Sublime Grande Cofre Caixão Entalhado Período Diretório Piemontês 🥇
Época: Nos princípios do século XIX
Preço :
€ 2.300
Medidas A x L x P
Objeto verdadeiramente interessante “para ser estudado“.
Estupendo e perfeito, grande cofre da época do Diretório, que exibe uma incrustação em madeira finamente trabalhada de altíssima marcenaria que retrata uma cena mitológica clássica, ligada ao mito grego de Faetonte, uma narrativa solar.
O grande cofre possui uma incrustação com técnica policromada com diversos tipos e cores de madeira, marfim e madrepérola para criar uma imagem muito detalhada. As laterais apresentam incrustações com técnica de marchetaria com desenhos geométricos e os quatro inferiores em forma de coluna octogonal, para impor a força.
A cena central mostra uma figura radiante, provavelmente o deus do sol Hélio-Apolo, em uma carruagem puxada por cavalos.
A ambientação inclui figuras caindo no chão e uma figura feminina no canto superior esquerdo, uma divindade ou uma personificação celeste.
Perfeitamente conservado.
Interior forrado com acolchoamento macio no fundo e tampa, com veludo na cor vermelho pastel, típico da época.
Proveniência: Piemonte, Itália
Época: final do século XVIII, início do século XIX
Estilo: neoclássico
Medidas:
Largura cm 47
Profundidade cm 31
Altura cm 14. Altura Aberta cm 42
Faetonte:
O mito de Faetonte e a carruagem do sol narra a história do jovem Faetonte, filho do deus Sol (Hélio), que, para demonstrar sua nobre descendência, pediu ao pai para guiar sua carruagem de fogo por um dia. Apesar das tentativas de Hélio de dissuadi-lo, Faetonte subiu na carruagem, mas, sendo inexperiente, perdeu o controle dos cavalos que começaram a voar muito alto e muito baixo, queimando e congelando a terra. Para deter o desastre, Zeus fulminou Faetonte, fazendo-o cair no rio Erídano (hoje Pó).